"A Santíssima Virgem, nestes últimos tempos nos quais vivemos, deu nova eficácia à récita do Rosário. Tal, que nenhum problema, não importa quão difícil possa ser, temporal ou sobretudo espiritual, na vida pessoal de cada um de nós, das nossas famílias... que não possa ser resolvido com o Rosário. Não existe nenhum problema, eu vos digo, não importa quão difícil possa ser, que não possamos resolver com a oração do Rosário."
Irmã Lúcia dos Santos (vidente de Fátima)



Translate

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Coração de Maria e o Santo Rosário


Com a devoção e consagração ao Coração de Maria, a oração do Santo Rosário mostra uma importância de primeiríssimo plano nas revelações de Fátima . O Terço é, sem dúvida, a prática mais insistentemente recomendada por Nossa Senhora em todas as aparições:


  • 13 de maio: "Rezem o terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra".

  • 13 de junho: "Quero que ... rezeis o Terço todos os dias".

  • 13 de julho: "Quero que continuem a rezar o Terço todos os dias em honra de Nossa Senhora do Rosário para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer"."Quando rezais o Terço, dizei depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoais-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem".

  • 19 de agosto: "Quero que... continueis a rezar o tErço todos os dias".

  • 13 de setembro: "Continuem a rezar o Terço para alcançarem o fim da guerra".

  • 13 de outubro: "Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias".

Não se podia dar maior insitência na recomendação desta prática mariana que tantas bênçãos trouxe sempre à Santa Igreja e às família católicas, sobretudo a paz, a união e o espírito cristão de piedade, de esforço e de paciência.

Mas Nossa Senhora se dignou sinalar algumas características especiais para a sua oração:


  • Finalidade: a paz e a conversão dos pecadores. Assim indicam-no as referidas palavras da Virgem Maria e a oração que pediu para que intercalassem entre os mistérios de cada dezena.

  • Modo: que se meditem os misterios, condição precisa para merecer a grande promessa dos cinco sábados do mês.

  • Espírito: em reparação das ofensas que se fazem ao Coração Imaculado de Maria, sgundo a mesma promessa sabatina.

Do conjunto da doutrina de Fátima se deduz que o caminho mais curto e mais eficaz para penetrar no amor e na devoção ao Coração da Virgem é a oração do santo Terço com a meditação dos mistérios e com este ânimo reparador cordimariano. Santo Antônio Maria Claret compreendeu as relações que existem entre o Terço e a devoção ao Coração de Maria: "Para chegar ao Coração de Maria, o caminho mais curto e seguro é o santíssimo Terço".

Um exemplo concreto da eficácia do Terço o temos em Francisco. Quando Lúcia perguntou à Virgem se ele iria ao Céu, a Virgem lhe respondeu: "Francisco também irá para o Céu, mas antes tem que rezar muitos Terços". Ele, feliz, manifestando como se sentia alegre pela promessa de ir ao Céu, cruzando as mãos sobre o peito dizia: "Ó minha Mãe, Terços rezao todos os que Vós queirais". E desde então tomou o costume de separar-se de nós como passeando e, se alguma vez o chamava e lhe perguntava o que estava fazendo, levantava o braço e me mostrava o Terço. Se lhe dizia que viesse a brincar, que depois rezaríamos todos juntos, respondia: "Depois rezao também. Não lembras que Nossa Senhora disse que eu tinha que rezar muitos Terços?" O Terço foi para Francisco o meio de ganhar o Céu.

"Eu creio - afirmava Irmã Lúcia - que, depois da oração litúrgica do Santo Sacrifício da Missa, a oração do Santo Rosário, pela origem e pela sublimidade das orações que o compõem e pelos mistérios da Redenção que recordamos e meditamos em cada dezena, é a oração mais agradável que podemos oferecer a Deus e de maior proveito para as nossas almas. Se não fosse assim, Nossa Senhora não teria recomendado com tanta insistência".


Fonte: Cruzada Cordimariana

Um comentário:

  1. Devemos todos ter consciência de todos estes deveres para com o Santo Rosário. Visto que foi a salvação do jovem Francisco.

    Fique com Deus!

    Salve Maria!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...